14 09-2015
Beacons: Você já conhece?
4 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 4 Email -- 4 Flares ×

23-09Os Beacons (ou “iBeacons”) são nomes mais amigáveis para a tecnologia de “indoor proximity system” ou “sistema de proximidade em ambientes fechados”, que permite localizar objetos (ou pessoas que carregam esses objetos) com muito mais precisão dentro de ambientes fechados. Em muitos espaços fechados o sinal de GPS fica enfraquecido quando os usuários estão dentro do local. Para solucionar isso, surgiu a tecnologia Beacons, uma espécie de GPS indoor capaz de localizar com precisão por qualquer gôndola que seu cliente transite dentro da loja, enviando a ele ofertas altamente personalizadas com base no seu histórico com a marca e, claro, na sua movimentação no ponto de venda.
Como funciona?

Os Beacons usam Bluetooth Low Energy para detectar a proximidade de outros dispositivos e transmitir um número identificador único que é então recebido pelo sistema operacional do dispositivo no qual ele está se comunicando. Quando a comunicação é estabelecida, existem duas ações que podem ser tomadas pelo sistema: a passiva que apenas armazena que a conexão aconteceu e uma mais ativa quando a comunicação inicia alguma atividade no dispositivo do usuário.

Um exemplo disso é quando o usuário recebe uma notificação dizendo que “o preço das batatas está 30% mais barato essa semana”. Vale frisar que o dispositivo não compartilha informações do usuário por questão de segurança bem como não transmite o conteúdo aos usuários. O aplicativo que contém essa tecnologia não precisa estar rodando, mas é nele que estará arquivado todo o histórico do cliente com lojas e estabelecimentos e isso, sim, é o que possibilita a oferta de mensagens praticamente individualizadas.
A Apple já está utilizando a tecnologia em 254 lojas nos EUA. Ou seja, quando o usuário se aproxima de uma loja física, o aplicativo oferece toda uma camada extra de informações e serviços que são específicos para aquela unidade – como por exemplo ofertas locais, tamanho da fila para ser atendido. Quando o consumidor entra com o Bluetooth ativado, o Beacon reconhece sua localização e o aplicativo carrega todo o seu histórico de consumo da marca. Se a sua última aquisição foi um iPad, ele pode receber sugestões de equipamentos complementares, quando passar perto desses produtos.
Quer mais um exemplo de como Beacons são úteis, principalmente para o varejo? Imagine que você está em uma loja prestes a entrar na seção de roupas infantis: o sensor do Beacon é capaz de detectar a sua proximidade com esses produtos e, imediatamente, enviar um cupom de desconto diretamente ao seu celular.

Vale reforçar alguns pontos:
• Beacons não conseguem detectar sua localização geográfica.
• Beacons não funcionam somente em iPhone, mas também em Android e Windows. Na verdade eles funcionam em qualquer dispositivo com Bluetooth 4.0 ou superior – seja ele um laptop, um celular, um relógio, um óculos etc.
• Beacons não são inteligentes. Como dito anteriormente, toda a inteligência precisa ser criada pelo aplicativo instalado no dispositivo que interagirá com o Beacon.
• Beacons não conseguem instalar aplicativos no seu dispositivo. Você precisa ter o app previamente instalado para que consiga utilizar todos os benefícios da tecnologia.

4 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 4 Email -- 4 Flares ×

Comentários

Post Relacionado

4 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 4 Email -- 4 Flares ×