31 07-2014
Dicas de relacionamento com o cliente
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Como me relacionar com os clientes? Essa é uma pergunta que permeia a mente de muitos profissionais, principalmente os que trabalham no universo digital. Todos nós sabemos que se relacionar com o cliente é essencial, e principalmente, se relacionar bem!

É fácil perceber que um elogio passa despercebido nas redes, mas uma reclamação pode cair como um explosivo, e dependendo de como a crítica é recebida pela empresa, pode acabar com a sua reputação em menos de cinco minutos.

cliente

Tenho certeza que você já deve ter visto notícias sobre empresas que trataram seus clientes muito mal e acabaram virando piada na internet, não é mesmo?

Para que sua empresa não cometa nenhum erro na hora de se relacionar com os clientes, separamos dicas especiais que vão te orientar sobre qual caminho seguir:

1 – Conheça o seu público-alvo: Conhecer os hábitos do seu público-alvo é indispensável. É nesse momento que você pode descobrir em quais canais o cliente gostaria de ser contatado.

2 – Escolha os canais disponíveis para entrar em contato com o cliente:

– E-mail: Com o e-mail você pode enviar mensagens sobre status de pedidos e promoções.

– Chat on-line: Essa opção fornece a rapidez de atender o cliente no site de uma loja virtual mesmo, sem fazer com que o cliente busque outras formas de contato.

– Redes sociais: As redes sociais estão sendo cada vez mais usadas pelos clientes, seja pra encontrar informações ou para realizar um contato, com críticas ou elogios. O Facebook tem sido uma grande oportunidade para as empresas e lojas virtuais.

– Mobile: Um canal que tem crescido muito entre as lojas virtuais e pode ser uma ótimo opção para a sua empresa, pense nisso!

– Telefone: Esse é o canal mais conhecido, e apesar da evolução do atendimento on-line, ainda é muito utilizado por expressar maior segurança.

3 – Profissionais capacitados: A forma de atendimento em cada canal deve ser pensada individualmente, com treinamento e capacitação dos profissionais, específicos para cada uma das plataformas. Seus profissionais devem estar treinados para realizar um bom atendimento, independente do canal.

4 – Seja transparente: Ninguém gosta de ser enganado, não é mesmo? E os clientes não são diferentes. Se sua empresa errou, seja transparente e sincero com suas atitudes e palavras. Sua imagem será menos afetada e seus problemas podem ser gerenciados sem muitas consequências negativas!

Tenha em mente que a maioria dos clientes, atualmente, se frustram mais com um atendimento ruim do que com os erros cometidos pela empresa. Por isso, invista no SAC da sua empresa. Você só tem a ganhar e os seus clientes vão agradecer!

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