06 02-2014
Interações nas redes sociais: 4 erros para evitar
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Durante uma crise nas reses sociais, os gestores muitas vezes podem reagir mal e optar por estratégias que ao invés de corrigir os erros, podem apenas piorá-lo.

Saber reagir corretamente durante uma crise nas redes sociais vem se tornando um desafio para os gestores. Muitas vezes quando uma empresa recebe críticas de um cliente em uma rede social, o impulso fala mais alto e o que poderia salvar sua empresa da crise, só a afundará mais.

redes sociais

Na gestão de crises algumas atitudes são essenciais para manter a boa imagem da empresa ou marca. Separamos 4 erros que você não deve cometer durante uma crise nas redes sociais:

– Erro 1: Comentários positivos falsos: Realizar vários comentários positivos nas redes sociais das empresas com a intenção de suavizar as críticas negativas não é uma boa opção. Fique atento que ao optar por essa ação, sua empresa corre o risco de ter a tática exposta seguida de humilhação pública. Já imaginou a péssima situação que a sua empresa ficaria? Não cometa esse erro!

– Erro 2: Exagero de reações públicas: Perder o equilíbrio quando sua empresa recebe uma crítica nas redes sociais não é aconselhável. Quando você reage a uma crítica protestando, com grosseria ou com emoções exageradas a sua empresa e funcionários podem ser considerados mesquinhos e não profissionais. Ao invés disso, reaja com comentários decentes, reconheça a frustração do cliente e apresente formas de corrigir a situação.

– Erro 3: Ser demasiadamente passivo: Não ignore as críticas que a sua empresa recebe nas redes sociais. As opiniões públicas online são fontes de informação do mercado sobre o cliente e sua opinião. Com as críticas é possível ter uma noção do se deve melhorar! Fique atento!

– Erro 4: Oferecer correções normalizadas: Não trate sobre os problemas da empresa nos comentários online. Chame o seu cliente para uma conversa off-line, ela oferece a oportunidade de se entender o problema e trabalhar para resolvê-lo. Após uma conversa, os clientes podem até apreciar os esforços da empresa e, quem sabe, publicar um comentário positivo. Uma boa forma de transformar uma crítica negativa em uma grande mensagem de marketing.

Se a sua empresa ainda não possui uma boa gestão nas redes sociais, procure a Weebo Marketing Digital!

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