25 08-2016
App Nativo vs Híbrido vs Site Responsivo: qual Solução é melhor para você?
14 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 14 Email -- 14 Flares ×

blogweeboEm algum momento, durante o design do seu aplicativo, você vai ter que tomar uma decisão sobre como ele será desenvolvido. Suas escolhas incluem aplicativos nativos, aplicações híbridas e sites responsivos e a decisão que você fizer vai afetar o produto final. Aprender a tomar a decisão certa requer a compreensão da forma como cada tipo de desenvolvimento funciona e como ele afeta o produto final.

Existem três opções principais para a criação de um aplicativo. Você pode criar um aplicativo nativo, um aplicativo híbrido ou um site responsivo, que oferece funcionalidade semelhante a um aplicativo. Cada opção tem suas vantagense desvantagens e é importante compreender estes detalhes antes de escolher um caminho de desenvolvimento particular. O caminho escolhido é susceptível de ser informado pelos recursos disponíveis para você e que você está tentando alcançar.

O que é um App Nativo?

Um aplicativo nativo é projetado para ser executado em um sistema operacional móvel específico. Ele não será executado em outros sistemas operacionais móveis. Assim, por exemplo, se você estava indo para desenvolver um aplicativo nativo para iOS você faria o desenvolvimento em Swift.

As maiores vantagens para aplicativos nativos são de que eles normalmente podem acessar todas as funcionalidades do dispositivo escolhido de forma fácil e que eles são mais prováveis, se desenvolveu corretamente, de executar sem erro no dispositivo.

No entanto, este vem com um contra. Um aplicativo nativo não pode ser executado em um dispositivo que não utilizam o mesmo sistema operacional. Isso significa que se você quiser que seu aplicativo seja executado no Windows, iOS 7 e Android – você vai ter que desenvolver o App 3 vezes, uma vez para cada sistema operacional. Isto pode tornar o processo de desenvolvimento mais lento e mais caro.

Muitas empresas vão desenvolver seu aplicativo para um único sistema operacional quando escolhem a rota nativa. Se o aplicativo for bem sucedido nesse ambiente eles vão voltar e recriá-lo para outros sistemas operacionais. É interessante notar que, neste momento no tempo – iOS 7 aplicativos são, geralmente, mais rentável do que aplicativos lançados para outros ambientes.

O que é um App Hibrido?

Um aplicativo híbrido é projetado para trabalhar em múltiplas plataformas. Ele é escrito usando uma única linguagem padrão de código (como C # ou uma combinação de HTML5 e Javascript) e, em seguida, compilado para ser executado em cada plataforma. Interações específicas do dispositivo serão normalmente controladas pelo uso de plugins para esse sistema operacional.

A maior vantagem de aplicativos híbridos é que eles permitem o suporte para vários sistemas operacionais com um custo mais rentável do que desenvolver vários aplicativos nativos. Se o desenvolvimento for bem feito, os usuários normalmente não serão capazes de diferenciar um aplicativo nativo ou um híbrido. Usuários de verdade, de forma geral, não se preocupam em como seu aplicativo é desenvolvido – eles só se importam se ele funciona em seu dispositivo e faz o que eles esperam que ele faça.

Há desvantagens para o desenvolvimento de aplicativos híbridos. Ele pode apresentar sérios desafios se o aplicativo requer interação complexa do dispositivo – existe um limite que os plugins podem alcançar nesta frente. Os custos de apoio a uma aplicação híbrida pode ser maior do que os custos de apoio a uma aplicação nativa também.

O que é um Site Responsivo?

Um site ágil pode oferecer uma funcionalidade semelhante a um aplicativo. Na verdade, com um pouco de criatividade você pode manter as diferenças mínimas e garantir que a home page pule direto para uma exibição “tela cheia”.

Sites responsivos será desenvolvido usando HTML 5 e Javascript. Normalmente os desenvolvedores terá uma abordagem “móvel primeiro” para o desenvolvimento com a versão móvel oferecendo uma experiência mais simples e reduzido a versão desktop do mesmo site.

As maiores desvantagens de usar sites responsivos são que o aplicativo não pode ser visto através de uma loja de aplicativos; este pode ser um disjuntor do negócio, se você estiver olhando para ganhar dinheiro através de downloads de seu aplicativo. Em segundo lugar, há a questão de que o usuário terá conectividade constante para fazer uso do site. Isto pode não ser um problema em mercados altamente desenvolvidos, onde a banda larga móvel está em todos os lugares, mas pode ser um problema sério nos mercados em desenvolvimento.

É importante notar que neste momento, que as aplicações parecem ser a força motriz por trás da web – não há espaço para uma grave perturbação. Com o usuário médio que já utilizam até 30 aplicativos por mês e com mais de 250.000 aplicativos sendo lançados ao ano; pode chegar um ponto de sobrecarga do ponto de vista do usuário. Nesse ponto, é possível que, se houver um número suficiente de sites com bom design – que os usuários se desloquem dos aplicativos e voltem a utilizar sites de navegação individuais para a sua experiência online. Em seguida, os aplicativos só poderiam tornar-se “lançadores” de websites.

Conclusões

A web móvel oferece oportunidades significativas para os empresários. Aplicativos móveis são relativamente baratos e fáceis de produzir. Escolhendo a abordagem de desenvolvimento correta é fundamental para proporcionar a experiência certa. Ao compreender as diferenças entre híbrido, nativa e responsivo – você pode tomar a decisão certa para o seu projeto.

14 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 14 Email -- 14 Flares ×

Comentários

Post Relacionado

14 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 14 Email -- 14 Flares ×