03 04-2014
Redes sociais: 5 dicas para melhorar a reputação da marca
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No post passado abordamos o tema Crise nas redes sociais, e nele listamos algumas atitudes que podem ajudar na hora de gerenciar uma crise nas redes sociais. Para reforçar ainda mais sobre esse assunto, neste post você vai entender como gerenciar problemas de postagens carregadas de críticas nas redes sociais. Você sabe qual é a decisão certa a se tomar nessas fases?

Atualmente, as redes sociais são essenciais para a construção de uma boa imagem para a marca ou empresa. Assim como oferecem pontos positivos, as redes sociais podem facilmente destruir a reputação da sua marca. Apenas uma pessoa, uma frase ou uma postagem é o suficiente para destruir uma bela imagem construída.

redes sociais

Quer superar essa fase sem grandes problemas? Confira algumas dicas:

1 – Pesquise sua audiência: Pesquise pelo nome da sua empresa, nomes de seus executivos e funcionários em diferentes navegadores. No Google, por exemplo, a pesquisa deve ser feita com a conta logada e desconectada. Os resultados logados mostrarão o que a sua rede de amigos, clientes e colegas veem a seu respeito. Desconectado, os resultados mostrarão qual é a sua imagem online para o resto do mundo.

2 – Notificação: Crie alertas para receber notificações sempre que alguém mencionar sua marca, seja de forma positiva ou negativa. É a partir disso que você poderá criar uma estratégia. Quando receber notificações negativas, é aconselhado juntar todas as informações para decidir o que pode ser feito a respeito.

3 – Responda sempre: Comprometa-se em responder as pessoas. É isso que elas esperam da sua marca, querem ser ouvidas. Dessa forma, é importante possuir uma equipe especializada para responder reclamações. Uma dica é responder o comentário pela internet, mas resolver o problema no ambiente offline.

4 – Não apagar conteúdo: Uma das piores atitudes é apagar conteúdos negativos.  Espere que as informações ruins sejam sobrepostas pelo feedback positivo. Uma ótima ferramenta a ser utilizada nessa situação é o Google+. Além de classificá-lo melhor, o Google ajuda a “rebaixar” os comentários negativos e permite conexão com outras redes sociais.

5 – Seja honesto, transparente e autêntico: Essa é a melhor opção nos momentos de crise nas redes sociais. Esteja sempre aberto a críticas e feedbacks, sejam eles positivos ou não.

 

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