18 12-2017
Site responsivo, mobile first ou aplicativo. Qual é melhor?
0 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Que as pessoas estão utilizando cada vez mais o celular para obter informações, realizar compras e interagir com as marcas, você já sabe. Mas você sabe qual é a melhor maneira de promover sua empresa por meio de dispositivos móveis?

Tudo vai depender do comportamento dos seus clientes na internet, da experiência que você quer proporcionar a eles e dos resultados esperados.

Selecionamos algumas estratégias digitais que podem ser aplicadas de acordo com a necessidade e o perfil de cada negócio. Confira!

Site responsivo

Se a audiência do seu site é proveniente de vários dispositivos (desktop, notebook, tablets e smartphones), ter um site responsivo é um pré-requisito para atender as demandas do seu público.

O que é site responsivo: é um site que se adapta a qualquer tipo ou formato de tela, mantendo o mesmo conteúdo e padrão de layout.

Vantagens: ao invés de criar dois sites distintos, um para mobile e outro para desktops, você faz apenas um site que vai se ajustar a qualquer tela em que ele for carregado. Além disso, o acesso e a navegação são facilitados, contribuindo para uma boa experiência geral do usuário.

Desvantagens: um site responsivo não aproveita todo o potencial de recursos e tecnologia característicos de cada aparelho.

Mobile first

Se, definitivamente, a maior parte dos usuários acessa o site da sua empresa pelo celular, por que não oferecer a eles uma experiência incrível, focada nesse tipo de dispositivo?

O que é mobile first: é um conceito aplicado em projetos web em que o foco da arquitetura e desenvolvimento do site é direcionado inicialmente aos dispositivos móveis e, na sequência, adaptado para os desktops. Isso significa que o site é pensado e criado para facilitar a navegação pelo celular.

Vantagens: é possível explorar ao máximo as ferramentas, componentes e funcionalidades dos smartphones, como a geolocalização e o touch screen, tornando a navegação no site mais rica e interessante.

Desvantagens: como o desktop acaba ficando em segundo plano, a experiência do usuário nessa plataforma pode não ser tão eficaz.

Aplicativo

Se o objetivo da sua empresa é oferecer uma experiência mobile diferenciada aos clientes, com funcionalidades e serviços mais elaborados e personalizados, a solução pode estar nos aplicativos.

O que é aplicativo: é um programa desenvolvido para ser instalado pelos usuários em seus dispositivos móveis, podendo ter inúmeras finalidades.

Vantagens: por meio do aplicativo sua marca ficará acessível a um toque, além disso você poderá disparar mensagens instantâneas para todos os usuários com o app instalado e notificá-los sobre lançamentos de produtos ou serviços, ofertas especiais ou outro item que agregue valor para o cliente.

Desvantagens: as pessoas estão cada vez mais criteriosas quanto aos aplicativos que desejam ter no celular. Por isso, é importante que o app seja útil, interessante e fácil de usar.

Reconhecer as diferenças das estratégias digitais é o primeiro passo a empresa que quer estar acessível ao seu público-alvo. E, com o mercado cada vez mais competitivo, oferecer uma boa experiência aos usuários na internet é fundamental para converter visitantes em clientes.

Na hora de implantar a solução mobile ideal para o seu negócio, conte com o suporte de uma agência especializada! Entre em contato com a Weebo 😉

0 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Comentários

Post Relacionado

0 Flares Pin It Share 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×