Mídias: 4 habilidades que todo analista de mídias deve ter
Um analista de mídias deve possuir várias habilidades técnicas e precisa ter domínios específicos de ferramentas e conhecimentos diferenciados. Se você é profissional dessa área ou está pensando em iniciar carreira como analista de mídias, confira as 4 habilidade essenciais que você deve possuir:
1 – Saiba usar bem o Excel:
Essa ferramenta é muito utilizada para organizar os grandes volumes de dados que os analistas de mídias utilizam diariamente. Não é necessário ser um especialista na ferramenta, mas noções de algumas fórmulas e operações básicas são fundamentais. Saber atalhos e os principais recursos podem ajudar como otimização de tempo. Se você quer trabalhar com monitoramento de mídia, tenha certeza que o Excel será seu melhor amigo.
2- Conhecimento em Power Point e visualização de dados:
Conhecimento específico sobre os principais recursos do Power Point, como inserção e personalização de gráficos, multimídia e uso de fontes e formas são primordiais para a realização dos trabalhos como analista de mídias.
Um analista de mídias também deve saber tornar uma apresentação agradável para leitura e compreensível para quem for ler, e para isso é preciso ter noção de diagramação e visualização de dados.
3 – Noção sobre o funcionamento de ferramentas:
Conhecer as ferramentas de monitoramento e entender como elas funcionam e que resultados podem trazer é importante para o analista de mídias. Essas ferramentas oferecem diferentes dados que são úteis para realizar relatórios, sejam eles mensais, quinzenais, semanais ou diários.
4 – Domine a dinâmica e os recursos das redes sociais:
As redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, Google +, Instagram) oferecem diversos recursos para monitoramento. Conhecer sobre esse mundo é essencial e primordial para um bom trabalho como analista de mídias. Vale a pena se manter informado e pesquisar diariamente, já que esse universo se renova a cada dia.