Clientes: Como transformar críticas em algo positivo
Todos nós sabemos que é impossível agradar 100% dos clientes e que sempre haverá reclamações, apesar dos inúmeros esforços feitos para agradá-los.
Mas é preciso saber enfrentar as críticas dos clientes e transformá-las em algo positivo para a empresa. Com uma estratégia bem planejada e um pouco mais de criatividade isso deixa de ser algo impossível, para se tornar uma grande solução para os problemas.
Primeiramente é preciso entender que a quantidade de clientes que ficam insatisfeitos, mas não reclamam é muito maior do que os clientes que te procuram para reclamar.
Perante isso, os que decidem reclamar devem ser tratados como potenciais a serem explorados. Ao expressarem sua insatisfação, os clientes ainda acreditam na marca/empresa e querem tentar corrigir um processo para assim, manter a relação.
Mas o que fazer nessas situações?
O passo essencial é entender as reclamações, ir até o ponto que gerou a insatisfação, compreender o problema completo e só então tomar uma decisão para corrigi-lo. Quanto mais problemas compreendidos, mais processos corrigidos.
Quer entender melhor sobre como transformar reclamações em algo positivo? Assista o vídeo, que o Sebrae produziu, com um ótimo exemplo sobre isso: