Facebook: Mudanças no algoritmo
O Facebook causando mudanças mais uma vez! A nova atualização antispam, baseada no Google, vai punir os chamados “Caçadores de cliques”, que são aqueles que tentam manipular a otimização do post.
Sabe aqueles posts que exageram no sensacionalismo para conseguir o clique do leitor? Então, são eles que estão com os dias contados. Tudo isso para ajudar os usuários a verem os links compartilhados naquele que é considerado o melhor formato.
Quer saber tudo e não ser punido com as novas mudanças? Então, vem com a gente!
O que não fazer?
De acordo com o algoritmo do Facebook, aqueles posts no estilo “Você não vai acreditar no que esse cara fez” estão fora. Publicações assim geram curiosidade e afetam a sensibilidade do nosso cérebro, nos fazendo clicar no link para descobrir o desenrolar da história. E o que você encontrava nesses links? Nada de interessante.
A maioria desses links contém conteúdos sem qualidade e com informações totalmente diferentes da chamada para o link. Você sabia que um levantamento feito pelo Facebook provou que 80% dos títulos impactantes levam as pessoas para matérias com conteúdo vago e sem valor?
Como não ser punido?
Escreva textos qualificados e assim, nenhuma alteração afetará você. O algoritmo vai detectar os caçadores de cliques da seguinte maneira:
1 – Vai analisar quanto tempo os usuários passam no site para o qual foram direcionados. Se eles voltaram muito rápido para o Facebook é porque não encontraram o que queriam.
2 – Medir o número de interações (compartilhar, curtir e comentar) do post após o clique.
Se você insistir em usar títulos sensacionalistas levando as pessoas para páginas sem conteúdo, seu post e sua fanpage serão duramente penalizados com alcance bastante reduzido.
Ah, e tem mais! Quanto ao formato dos links, o mais indicado é aquele que gera uma imagem em tamanho grande, com um título e parte do texto, geralmente o início do artigo no qual o usuário está prestes a clicar, assim fica mais fácil decidir se o clique vale mesmo a pena.
O que vocês acharam das mudanças?